Descobrir ou criar um bom nicho envolve seguir os 7 passos listados abaixo:

Hoje em dia, a tendência é de investir em nichos menores, mais específicos. Veja um exemplo: uma empresa que vende roupas para adolescentes (esse é um mercado muito amplo).
O seu empreendimento pode se sair melhor se você restringir mais o perfil do seu cliente. Que tal assim: roupas para adolescentes afro-brasileiros, do sexo masculino, com renda familiar de até R$5000,00 mensais, estudantes do 2º grau em escolas particulares. Viu a diferença?
Agora é só descobrir o que esse público específico deseja, compra e veste.

a) Você não pode ser tudo para todas as pessoas
b) "menor é maior." Seu nicho não é o mesmo que o campo em que você trabalha. Por exemplo, uma empresa de varejo de vestuário não é um nicho, mas um campo. Um nicho mais específico pode ser "a roupa de maternidade para mulheres executivas."
Para iniciar este processo com foco, use as técnicas abaixo, isso vai ajudar você:
- Faça uma lista de coisas que você faz melhor e as competências implícitas em cada uma delas.
- Liste suas realizações.
- Identifique as mais importantes lições que aprendeu na vida.
- Procure por padrões que revelam seu estilo ou abordagem para a resolução de problemas.
Por exemplo, se você passou 10 anos trabalhando em uma empresa de consultoria, mas também passou 10 anos trabalhando para uma pequena empresa, de propriedade da família, você pode decidir começar uma empresa de consultoria especializada em pequenas empresas, de propriedade familiar.


- Ele te leva aonde você quer ir, em outras palavras, ele está de acordo com a sua visão de longo prazo.
- Alguém mais quer, ou seja, clientes.
- É cuidadosamente planejada.
- É único (por exemplo, é o único jogo na cidade).
- Ele evolui, o que lhe permite desenvolver diferentes centros de lucro e ainda manter o core business, garantindo assim o sucesso a longo prazo.



Uma vez que o seu nicho foi estabelecido e bem recebido por seu mercado, você pode achar que seu trabalho terminou e agora é só esperar o lucro. Não é uma boa idéia.
Como o mercado está sempre evoluindo, sempre sofre mudanças, é importante que você acompanhá-lo bem de perto. Faça sempre os ajustes necessários e relacione-se com seu cliente. Essa relação é que vai indicar o rumo que você deve seguir.
Rume sempre na direção das necessidades do seu cliente e tenha sucesso!