domingo, 26 de outubro de 2014

MELHORIA CONTÍNUA

Melhoria contínua é um dos princípios do sistema de gestão da qualidade. A melhoria é desenvolvida sob o aspecto de produto, processo e também para o sistema da qualidade. Um sistema de qualidade eficaz deve focar estes três pilares.
Fortalecer o produto, ainda que não seja responsável por suas especificações é importante para consolidar a especialidade e capacidade da empresa.
O foco no processo demonstra a capacidade em produzir com qualidade sob todos os aspectos e reforça a especialização no produto.
Dominar as mudanças do processo é importante para redução de custos e atendimento pleno das especificações.
No entanto, a melhoria contínua só será completa se o sistema de qualidade também passar pelo processo de melhoria. Identificar oportunidades e estabelecer projetos para alcançá-los é o caminho a ser seguido. Sistemas de qualidade que não evoluem ao longo do tempo fragilizam a satisfação do cliente sob todos os aspectos e pilares. Um projeto de melhoria contínua deve começar pela descrição da situação atual; em seguida, deve-se avaliar as oportunidades e definir objetivos. A etapa seguinte é planejar a implantação seguida de sua realização. Após o período de execução deve ser feito a descrição da nova situação – após a implantação. Para que tudo isto seja possível tenha foco nos processos de gestão da qualidade, que envolvam requisitos da norma aplicável, requisitos de clientes, requisitos legais, entre tantas oportunidades.

Nenhum comentário: