sábado, 23 de janeiro de 2010

II. - HISTÓRIA DA QUALIDADE

II. - HISTÓRIA DA QUALIDADE

Conceituar qualidade se torna uma tarefa muito difícil, pois elementos intrínsecos está enraizado no intelecto de cada ser. Portanto se exercícios forem feitos dando como missão para cada grupo, várias definições são apresentadas, mas o que mostra como bem próximo de se considerar é como sendo um método gerencial que através de processos e procedimentos disseminados pôr toda a organização busca uma posição competitiva para propiciar a satisfação da sociedade ao longo do tempo.
A história do desenvolvimento da Qualidade Total como sistema administrativo ter que ser buscado na origem do modelo científico de administração F. Taylor em 1911 publicado em seu livro Princípios da Administração Cientifica em que citava: o aumento da eficiência , a racionalização dos métodos de trabalho, a crença no homem econômico , a divisão e a hierarquização do trabalho , a relevância da organização formal.
Nos anos 30 , o Dr. W.A. Shewhart causa uma revolução à teoria científica da administração quando propõe um método voltado para gestão das organizações conhecido como Controle da Qualidade - Controle Estatístico da Qualidade (CEQ) ou Controle Estatístico de Processos (CEP) que se baseava na aplicação de gráficos de controle, na inspeção por amostragem.
A tese de Deming para os industriais do pós guerra , nos Estados Unidos, era a da produção com qualidade. Mas, como muitas vezes acontece, a verdade é que Deming não foi ouvido em sua terra, não foi profeta em sua terra e este "não ouvir Deming" vai custar caro aos americanos, porque em pouco tempo vão perder os maiores mercados do mundo.
O Japão, em 1950, convida Deming a fazer uma série de palestras para a J.U.S.E. Hoje esta é uma sigla famosa, que significa União Japonesa de Cientistas e Engenheiros. A JUSE foi responsável pela revolução que o Japão conseguiu implementar.
Deming também foi convidado pela Associação Japonesa da Alta Administração, que é composta pelos 45 maiores industriais japoneses. Isto Significava que o maior poderio privado, 89% do dinheiro privado japonês, estava ai, nesses 45 industriais.
Deming ensinou seu método e, também, aperfeiçoou-o, desenvolvendo uma nova forma participativa de gerência, a qual tirava proveito dos conhecimentos e habilidades de todos funcionários, em todos os níveis, por meios de equipes e sistemas de sugestões que sempre focalizam o cliente.
A psicologia das relações humanas traz o conhecimento do comportamento dos funcionários das organizações e diferente teorias, a da motivação e personalidade de A. Maslow, contribuem com estudos do fator humano, preocupando-se em considerar a satisfação do funcionário como um dos responsáveis pelo aumento da produtividade e de qualidade do produto .A teoria motivação-higiene de Herzberg distingue os fatores do ambiente ( fisiológicos, segurança, social, estima) como fatores provenientes especificamente do serviço ( automatização), mostrando serem esses últimos os motivadores.
Em 1980 começam de forma oficial, nas organizações americanas, ao grandes programas de Qualidade. A primeira organização a que Deming atende é a FORD.
Os Estados Unidos buscaram, além de Deming outros grandes idealizadores deste processo: J.M. JURAN, PHILIP CROSBY, os famosos gurus da Qualidade também chamados pensadores da Qualidade, que começa a dar consultoria para os Estados Unidos sobre Qualidade Total ou Liderança pela Qualidade.

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