sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O QUE É QUALIDADE


Qualidade hoje em dia, não é apenas um diferencial de mercado para a empresa conseguir vender e lucrar mais, é um pré requisito que a empresa deve conquistar para conseguir colocar o produto no Mercado Global.
Na área de software, há uma urgente necessidade de uma maior preocupação sobre o tema, mas afinal, o que é qualidade?
Existem diversas definições. Algumas pessoas que tentaram uma definição simples chegaram a frases como:
Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes
Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos dos clientes
Qualidade é escrever tudo o que se deve fazer e fazer tudo o que foi escrito
Segunda a atual norma brasileira sobre o assunto (NBR ISO 8402), qualidade é:
A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas.

Você deve ter notado que esta definição formal exige alguns complementos, principalmente para definir o que são as entidades, as necessidades explícitas e as necessidades implícitas.
A entidade é o produto do qual estamos falando, que pode ser um bem ou um serviço.
As necessidades explícitas são as próprias condições e objetivos propostos pelo produtor.
As necessidades implícitas incluem as diferenças entre os usuários, a evolução no tempo, as implicações éticas, as questões de segurança e outras visões subjetivas.
Por exemplo, a qualidade de um prato de comida (a entidade, o produto) está relacionada com a satisfação de necessidades (requisitos) tais como: sabor, aparência, temperatura, rapidez no serviço, preço, higiene, valor nutricional, etc... Para avaliar a qualidade de um produto, você deve fazer uma lista destas necessidades e analisar cada uma delas.

Nenhum comentário: